domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa - O significado do coelho e dos ovos de chocolate

Quem nunca ouviu falar no Coelhinho da páscoa? Desde pequenos ouvimos que o coelho da páscoa nos trará ovos de chocolate, mas qual é a origem dessa história?

Desde a antiguidade a páscoa era comemorada pelos povos pagãos, marcava a mudança das estações, a data correta da comemoração era definida pela lua; os povos ligados ao paganismo adoravam animais e acreditavam na influência deles sobre as forças da natureza, o coelho era o animal da lua, portanto pode-se concluir que era este o animal que definiria a data correta do feriado da páscoa.

A origem do coelho da páscoa se explica por essas influências; com a instituição do cristianismo dominando e exterminando as antigas religiões o coelho continua sendo símbolo pascal, mas ganha um significado diferente.

A páscoa cristã comemora a ressurreição de Jesus, ou seja, sua passagem da morte para a vida significa renascimento, o coelho é o mais fértil dos animais e acabou tornando-se símbolo da vida; do nascimento.

Como todos sabem coelhos não botam ovos, a relação entre o coelho e o ovo foi instituída pelo comércio para fins lucrativos, porém o significado destes dois símbolos se resume ao mesmo: fonte de vida.

Feliz Páscoa.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário