8 de Março – Dia internacional da Mulher
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução na carga diária de trabalho, a equiparação de salários com os homens e um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Essa manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e foram queimadas vivas lá dentro. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Nenhum homem foi ferido.
Alguns pesquisadores dizem que esse foi o marco que proporcionou o Dia Internacional da Mulher. Além dessa matança nos EUA, mulheres comunistas fizeram vários protestos pelos direitos femininos, na Rússia. O feminismo era usado como ferramenta de campanha pelo partido comunista, o que dava grande destaque para as mulheres.
Em homenagem a todas as mulheres que fizeram do sonho por nossos direitos uma realidade, o Dia Internacional da Mulher foi finalmente decretado, em 1975, pela ONU, que decidiu usar o dia 8 de março para a comemoração desse nosso dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário